Liliane Rodrigues, natural de Vitória, no Brasil, se mudou para Portugal com o marido em novembro de 2016. Tudo caminhava bem até que começou a apresentar sintomas de uma rara doença degenerativa, a Patologia de Wilson. A doença avançou rápido e em pouco tempo Liliane se tornou totalmente dependente de cuidados médicos, perdeu peso, a habilidade de se comunicar, e ficou muito deprimida. O marido fora deportado e Liliane ficou sozinha. Após contactar a mãe, Dona Ilza, no Brasil, a OIM providenciou todos os cuidados necessários para que Liliane pudesse retornar por meio do Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e Reintegração (ARVoRe).

Ela foi acompanhada por uma médica até a casa de sua mãe em Vitória, onde recebeu o carinho e os cuidados da família, e pode também ficar perto da filha pequena. Liliane seguiu seu tratamento no Hospital das Clínicas do Espírito Santo. Além do apoio ao retorno, Liliane e a família contaram com um apoio à reintegração, que foi fundamental para suprir suas necessidades básicas e de saúde. Seis meses após seu retorno, Dona Ilza relata que sua filha, apesar de ainda muito debilitada, melhorou visivelmente.
Ela havia ganhado peso e tinha dias que conseguia se comunicar. Embora ainda tenham muitas dificuldades de saúde e financeiras, a mãe segue otimista. Ela conta que o irmão de Liliane sofre da mesma doença e melhorou muito, por isso crê que com a atenção da família Liliane também poderá aos poucos recuperar sua autonomia.
.
 


©2017 Brand New Life, S.A.