A Sr.a Maria Inês e o filho Stephano vieram para Portugal em 2010 para visitar familiares que viviam no país e que não viam desde 2004. O objectivo nunca foi ficar, apenas visitar os filhos e regressar ao Brasil cumprido este período de férias.

No entanto, isso não se verificou. Uma noite, o Stephano teve um problema grave de saúde, que o conduziu ao hospital. Ele foi examinado pelos médicos perante a preocupação e angústia da mãe, que sentia que algo não estava bem com o seu filho, e foi submetido a uma série de cirurgias e exames. O resultado foi um quadro clínico que lhe deixou sequelas gravíssimas. E é na sequência deste infeliz incidente que tudo muda na vida de mãe e filho.

Após sete meses no Hospital, o Stephano foi transferido para uma unidade de cuidados continuados onde prosseguiu a sua recuperação. A Sr.a Maria Inês é um exemplo de força, dedicação e resiliência, sempre a pensar numa melhor qualidade de vida para o filho. Hoje em dia, a sua vida gira em torno do bem estar do filho e em poder proporcionar-lhe o conforto possível.
Diz-nos que a falta de reabilitação adequada agravou o problema e que ele perdeu bastante peso, mas que tem vindo a recuperar. O quadro clínico do Stephano não é reversível, no entanto, a persistência desta mãe tem produzido alguns resultados, pequenas vitórias que a encorajam enquanto mãe e cuidadora a prosseguir o seu caminho em prol de melhorias na saúde do filho.

Durante meses, a Sr.a Maria Inês tentou em vão encontrar um centro de reabilitação onde o filho pudesse dar continuidade à sua recuperação. Perante a ausência de perspectivas de conseguir assistência especializada para o filho em Portugal, a Sr.a Maria Inês decidiu regressar ao Brasil onde, acredita, o Stephano poderá continuar a sua recuperação. Apesar de ter o apoio da família, a Sr.a Maria Inês afirma que a situação no seu país é difícil. Todavia, tem fé no futuro, diz-nos. “Para ser muito honesta, eu vivo um dia de cada vez. Eu não faço planos, não quero fazer planos. Quero sentir que cada dia valeu a pena estar com o meu filho e se conseguiu recuperar alguma coisa mais”. A Sr.
a Maria Inês e o filho regressaram ao Brasil em Maio de 2015. Para além do apoio da OIM e do projecto TAP Voluntários com Asas, foram acompanhados pela Delegação da Cruz Vermelha de Braga que nos transmitiu este testemunho de coragem e luta. Em mensagem enviada posteriormente, a Sr.a Maria Inês diz- nos que a integração corre pelo melhor no Brasil, o Stephano foi admitido como paciente na Rede SARAH (Centro de Reabilitação – Unidade de Salvador) e prossegue a sua recuperação com o apoio incondicional da mãe e restante família.

A Cruz Vermelha caracteriza-se por ser uma instituição humanitária e independente cuja missão centra-se na protecção da dignidade humana, nomeadamente junto da população mais vulnerável, onde a população migrante assume grande relevância. A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem vindo a trabalhar a temática das migrações com maior expressão desde o ano de 2002 e, desde 2003, faz parte da rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes. A Delegação de Braga da CVP desenvolve, também desde 2003, um trabalho de parceria com a OIM, nomeadamente no programa de Retorno Voluntário. .
 


©2017 Brand New Life, S.A.